Se você já se decidiu e escolheu um bom profissional para fazer sua tattoo, siga algumas dicas para que ela tenha uma boa cicatrização e fique linda para sempre.

OBS.: NÃO ESQUEÇA, QUE UM BOM TRABALHO TEM O SEU DEVIDO VALOR, POIS UMA TATTOO E/OU PIERCING ENVOLVE A SUA VIDA.

Antes:

1. Escolha bem o desenho. Pesquise bastante e dê uma olhada nas revistas especializadas.
2. Conversar com o tatuador é muito importante. Ele pode te dar várias dicas para que o desenho fique ainda melhor.

Durante:
1. Evite ficar se mexendo demais. A tatuagem é um trabalho de pura precisão.

2. A dor que se sente durante o processo da tattoo depende de pessoa para pessoa, portanto, não tome drogas pensando que ficará anestesiado.

3. Se quiser se mexer ou espirrar,avise o tatuador antes.

4. Tenha bastante paciência. Lembre-se que, quanto mais elaborada a tatuagem, mais tempo e mais delicado será o processo.

Logo depois de fazer uma tatuagem:
(faça isso de 15 a 20 dias, ou seja, até sua tatuagem cicatrizar por inteiro)

1. Lavar o local com sabonete antiséptico .

2. Passar uma pomada cicatrizante três vezes ao dia indicada pelo tatuador para que a recuperação da pele seja mais rápida. Essa pomada geralmente é composta pela vitammina B5 (D-pantenol) que tem efeito recuperador para a pele.

3. Não esfregar o local nem tirar a casquinha.

4. Na hora de dormir, cobrir a tatuagem com papel filme (PVC), aquele plástico usado para embalar alimentos.

5. Não tomar banho de mar, piscina, sauna ou Sol, não tomar banhos muito demorados e com água quente nos primeiros 15 a 20 dias.

6. Depois do banho, muito cuidado na hora de secar a região da tattoo, não esfregue o local, apenas encoste a toalha para absorver o excesso de água.

7. Não use roupas muito apertadas logo após ter feito a tattoo, porque fibras da roupa podem grudar na casquinha que se forma.

Depois de cicatrizada:

Mesmo quando já estiver cicatrizada, passe protetor solar. O pior inimigo da tatuagem é o Sol.

 


O que é preciso para fazer um piercing?

Ser maior de 18 anos e vir com documento original ou 16 anos com os responsável. Não estar alcoolizado ou sob efeito de drogas. Estar bem alimentado e descansado.

Como limpar ( EXTERNO )

Sempre lave suas mãos com sabonete anti-séptico antes de tocar no piercing. Aplique o sabonete anti-séptico SOAPELLE até formar espuma, gentilmente gire a jóia, deixe agir por alguns segundos e enxágüe completamente. Certifique-se que não fique nenhum resíduo ou secreção. Só movimente a jóia quando estiver no banho com água morna, pois ficará mais fácil remover as secreções. Só limpe seu piercing duas vezes ao dia, pois o excesso poderá causar danos na formação das novas células. Lembre-se que seu piercing está na fase de cicatrização. Só toque no seu piercing quando estiver limpando.

O que mais você pode fazer pelo seu piercing?

Vitamina C (1 mg) ao dia.Compressa de salmoura: em um copo de água morna, adicione uma pitada de sal marinho. Embebeda uma gaze esterilizada nesta solução, faça a compressa por 20 minutos diariamente no primeiro mês.

Como limpar ( LÍNGUA E LÁBIO )

Após as refeições, fumar ou comer alguma coisa, lave sua boca com a solução de anti-séptico bucal (Listerine, Cepacol e etc...) sempre dissolva 50% em água. Chupe gelo e beba água gelada nos três primeiros dias. A principio a jóia que foi colocada será maior que o tamanho normal, pois ocorrerá inchaço pelo período de cinco a dez dias. Evite bebidas alcoólicas, trocas de saliva, alimentos apimentados e ácidos durante a fase de cicatrização.

Cuidados gerais

Atritos causados por roupas apertadas, pesadas ou movimentos excessivos podem causar quelóides, irritação da pele, formando um vermelho escuro ao redor do piercing e ate levar a rejeição. Evite sauna, piscina, banho de mar ou lagoa e excesso de sol. Use sempre roupas limpas e confortáveis. Evite roupa justa e sintética que fique em contato com o piercing, pois dificultam a respiração da pele. Não se submeta a nenhum atrito com seu piercing. Stress, má alimentação, uso de drogas e álcool ou doença podem prolongar o período de cicatrização. Nunca deixe outra pessoa tocar no piercing sem lavar as mãos. Não tenha contato com fluidos de outras pessoas. Ex: suor, saliva, secreções, sangue etc..

O que não se deve aplicar no piercing ?


Não use álcool, Água oxigenada, Merthiolate, mercúrio, pomadas: Nebacetim, Minancora, Fibrase e etc... Ou qualquer outro produto não indicado pelo profissional.

Inflamações e infecções devido à MAUS TRATOS o que fazer:


Alguns sintomas como: inchaço e sensação de estar latejando; Estiver vermelho escuro e sensação quente ao redor do piercing; Descarga incomum de fluído amarelo, verde ou cinza (pus). Muita dor. NÃO retire a jóia, procure imediatamente o profissional que aplicou o piercing ou a ajuda de um médico.

Cicatrização normal.

Pode ocorrer coceira, vermelhidão ou mesmo um pequeno hematoma por algumas semanas. Pode ocorrer sangramento nos primeiros dias, especialmente em perfurações genitais. Pode ocorrer secreções ou mesmo a formação de casquinha ao redor da jóia. "Isto não é pus". Pode ocorrer inchaço dando a impressão da jóia estar mais justa, dificultando a movimentação da jóia.
Todas as pessoas são diferentes, por isso o período de cicatrização pode mudar de pessoa para pessoa.

QUAL É O TEMPO ESTIMADO PARA CICATRIZAÇÃO DO PIERCING?

LÁBIO 6 A 8 SEMANAS
LÍNGUA 4 A 6 SEMANAS
BOCHECHA 2 A 3 MESES
LÓBULO da ORELHA , SOBRANCELHA, SEPTO 6 A 8 SEMANAS
CARTILAGEM DA ORELHA, ABA DO NARIZ 2 MESES A 1 ANO
UMBIGO 6 MESES A 1 ANO
MAMILO 4 MESES A 1 ANO

POR QUE PODEM OCORRER REJEIÇÕES ?

- Perfuração muito superficial
- Jóia inadequada (tamanho, calibre, diâmetro e modelo)
- Maus tratos ou produtos inadequados na fase de cicatrização.
- O local escolhido para o piercing não corresponde à anatomia ou tipo de pele para comportar a jóia no corpo.

VOCÊ SÓ PODERÁ TROCAR A JÓIA OU RETIRA-LA QUANDO O PIERCING ESTIVER COMPLETAMENTE CICATRIZADO.
ISSO VALE TAMBÉM PARA ALARGAR A PERFURAÇÃO.
E LEMBRE-SE: A HIGIENE É ESSENCIAL PARA UMA BOA CICATRIZAÇÃO !!!!